domingo, 16 de janeiro de 2011

Presidente ou Presidenta?

Com a posse de Dilma Rousseff à Presidência da República Federativa do Brasil, surgiu a dúvida: a presidente Dilma ou a presidenta Dilma?

As duas formas são adequadas ao português formal. A segunda costuma soar estranha aos ouvidos de certas pessoas, contudo, já está registrada inclusive no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), quinta edição, 2009.

Esperemos, agora, que a presidente ou a presidenta faça um ótimo governo. O Brasil merece!

6 comentários:

  1. Oi Professor!

    Como estão as férias!?

    Espero que boas!

    Bom, queria uma dica de como estudar para redação. Será que se a gente mesmo corrigir, dá certo!?!

    Só mais uma coisinha: No período: "Língua é o conjunto de convenções necessárias, seguidas por um corpo social, para permitir o exercício da linguagem."

    1)Como podemos analisar sintaticamente o termo "de convenções necessárias"?

    2)A segunda vírgula está empregada corretamente!?!

    Um grande abraço!
    Karoline

    ResponderExcluir
  2. Karoline, tudo bem?

    As férias estão ótimas, pena que estão terminando...

    Estudar para redação envolve três questões básicas: 1) leitura de textos bem escritos, sejam técnicos, científicos ou de ficção; 2) prática constante da escrita; 3) revisão comentada de seus textos, de preferência por outra pessoa, pois às vezes é difícil enxergarmos nossos erros.

    Sobre esse assunto, sugiro-lhe a leitura do clássico "Comunicação em prosa moderna", de Othon Moacir Garcia, Editora Getúlio Vargas.

    Quanto à função sintática do termo "de convenções necessárias, trata-se de um adjunto adnominal do núcleo (conjunto) do predicativo do sujeito.

    A segunda vírgula está adequada, pois depois dela aparece uma oração adverbial final, reduzida de infinitivo. Além disso, e este é o argumento sintático principal, a oração "seguidas por um corpo social" é uma oração subordinada adjetiva explicativa, reduzida de particípio, motivo pelo qual tem de vir entre vírgulas.

    Entendeu? Espero que sim.

    Abraço,

    Wagner.

    ResponderExcluir
  3. Entendi sim professor!

    Muito obrgada!

    AbraçOs!
    Karoline

    ResponderExcluir
  4. Professor,
    Relendo sua explicação, surgiu-me uma dúvida: por que "de convenções necessárias" não pode ser complemento nominal!?

    Karoline

    ResponderExcluir
  5. Karoline,

    A distinção entre adjunto adnominal e complemento nominal, nesse caso, é feita com base em um argumento semântico: quando o termo regido de preposição for agente em relação ao substantivo precedente, trata-se de adjunto adnominal. Exemplo: A casa de Karoline é espaçosa. O termo "de Karoline" é agente em relação ao substantivo "casa", isto é, a Karoline possui a casa.

    Quando o termo regido de preposição for paciente em relação ao substantivo precedente, trata-se de complemento nominal. Exemplo: A necessidade de afeto é inerente ao ser humano. Repare que o termo "de afeto" é paciente em relação ao substantivo necessidade, ou seja, alguém tem necessidade de afeto.

    Na frase que você citou, "Língua é o conjunto de convenções necessárias, seguidas por um corpo social, para permitir o exercício da linguagem", o termo "de convenções necessárias" é agente em relação ao substantivo "conjunto", isto é, as convenções necessárias têm um conjunto. Logo, se é agente, é adjunto adnominal.

    Fui claro?

    Abraço,

    Wagner.

    ResponderExcluir
  6. Professor Wagner, importantíssimo o seu trabalho neste blog. A lingua portuguesa, quando a gente pensa que começou a escrever certo, muda tudo. Imagine como alfabetizar? Sem falar que o sistema educacional nosso, não está alinhado com a complexidade da língua portuguesa! Parabéns! Tenho procurado me socorrer por aqui!

    ResponderExcluir