quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Questão de concurso da Fundação Carlos Chagas (2005)

"13. A concordância está feita de acordo com a norma padrão na frase:

(A) São bem-vindas as ações coletivas concretas no sentido de melhorar a produtividade − sem esquecer a qualidade − de todos os setores que compõem o agronegócio.

(B) O acesso da população aos alimentos e à água em boas condições de consumo são fundamentais para a vida humana na Terra.

(C) Reflete-se, nos resultados econômicos do agronegócio brasileiro, os investimentos em tecnologia de ponta e na educação do trabalhador.

(D) Diversas barreiras econômicas, criadas por outros países, pode ser um prejuízo ao desenvolvimento de um mercado externo equilibrado.

(E) O conjunto de fatores desfavoráveis a que está exposto vários setores do agronegócio tem causas tanto internas quanto externas."

Comentário

A resposta correta é a letra (A). Na letra (B), o núcleo do sujeito é "acesso", logo, o verbo deveria ter ficado no singular: é fundamental. Na letra (C), o núcleo do sujeito é "investimentos", portanto, o verbo também teria de ficar no plural: Refletem-se. Na letra (C), o sujeito é "diversas barreiras econômicas", no plural, logo, o verbo também teria de ir ao plural: podem ser. Por fim, na letra (E), o termo "vários setores do agronegócio" é o sujeito da oração "[...] a que está exposto [...]". Ora, se o sujeito está no plural, o verbo tem de concordar com ele: a que estão expostos.

Em resumo, em questões que envolvam o assunto concordância verbal, temos de identificar qual o sujeito da frase. Se o sujeito estiver no singular, o verbo ficará no singular. Se o sujeito estiver no plural, ou for um sujeito composto - constituído de mais de um núcleo - o verbo ficará no plural.


_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário