De encontro a significa ‘no sentido oposto a, em contradição com, contra’; já ao encontro de tem o sentido de ‘em busca de, em favor de, na direção de’. A primeira implica um sentido negativo; a segunda, positivo. Exemplos:
a) A candidatura de Serra vai de encontro à [ = contra] minha ideologia política.
b) A candidatura de Dilma vai ao encontro da [ = a favor de] minha ideologia política.
Wagner,
ResponderExcluirFoi importante a postagem desta questão. É comum ouvirmos frases do tipo "Estou indo de encontro da minha felicidade", equivocadamente no sentido de busca. Mas numa frase como "Estou de encontro marcado com a equipe", estaria correto?
O sentido de oposição/contradição é aplicado quando é usado o artigo "a", de encontro a? Seria isso?
Quantas dúvidas, ainda bem que temos professores como vc para saná-las.
Abraço
Aline:
ResponderExcluirGrato pela participação! No caso da frase citada por você "Estou de encontro marcado com a equipe", repare que se trata de situação diferente, pois nesse caso não temos a expressão "de encontro a", mas "de encontro marcado com". O sentido de oposição ocorrerá quando tivermos a expressão "de encontro a". Entendeu?
Abraço,
Wagner.
Boa noite Wagner! Na expressão:"Serão cristãos os que o honram com exteriores atos de devoção e, ao mesmo tempo, sacrificam ao orgulho, ao egoísmo, à cupidez e a todas as suas paixões? " E a resposta é Não, está correto o uso do " ao"? E porque.
ResponderExcluirObrigado
Prezada Reginaldo, bom dia!
ExcluirEm resposta a sua pergunta, está adequado ao português formal o uso do "ao" no período citado por você.
O verbo "sacrificar", registra o "Dicionário prático de regência verbal", de Celso Pedro Luft, São Paulo: Ática, 1987, p. 471, pode ser usado com a preposição "a" ou sem ela.
Obrigado por sua participação! Seja sempre bem-vindo.
Abraço cordial!