No português formal, a construção adequada é meio-dia e meia, pois esta última palavra concorda em gênero e número com "hora", que fica subentendida: meio-dia e meia [hora].
Aproveitando o assunto, é importante que o leitor saiba que horas, minutos e segundos, quando abreviados em português, não recebem S de plural nem ponto de abreviatura. Portanto, escreva - são 10h 20min 10s. Este último ponto, obviamente, é o ponto-final da frase.
Professor, parabéns pelo blog, acabei de conhecê-lo e achei muito bom!
ResponderExcluirPode me tirar uma dúvida?
Na frase "a lei ou ato normativo que for elaborado/elaborada", a concordância correta é feita com qual das duas formas?
Obrigado!
Prezado Rodolfo:
ResponderExcluirObrigado pelo elogio! Espero que este blogue contribua para o aprendizado e discussão da língua portuguesa.
Respondendo à sua dúvida, como o sujeito da frase é composto, ou seja, constituído por mais de um núcleo ("lei" e "ato normativo"), a concordância adequada é "que forem elaborados". O verbo vai para o plural porque o sujeito é composto. O particípio "elaborados" fica no masculino plural em razão de o sujeito composto ser constituído de um núcleo no feminino (lei) e o outro no masculino (ato normativo). Prevalece o masculino, daí o plural neste último gênero.
Abraço,
Muito bom! Perfeito esclarecimento. O sapato e a mala foram roubados.
ExcluirPrezado Prof. Wagner:
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Gostei muito dos posts, pois achei-os interessantes e aprendi muito.
Um abraço.
WanderliN AlexandrE
Wanderlin, obrigado pela participação e pelos elogios. O importante é a divulgação e o aprendizado de nossa língua! Grande abraço!
ResponderExcluirAdorei.
ResponderExcluirQue ótimo!
Excluir