Recebi um e-mail de Micheline Almeida com a seguinte pergunta: "Como se diz: em anexo ou anexo?".
Resposta: no português formal, a palavra anexo é um adjetivo e concorda com o substantivo a que se refere em gênero (masculino/feminino) e em número (singular/plural). Exemplos:
- Enviamos anexos (masculino plural) os ofícios (masculino plural).
- Seguem anexas (feminino plural) as correspondências (feminino plural).
- A carta (feminino singular) segue anexa (feminino singular).
- O documento (masculino singular) está anexo (masculino singular).
A expressão em anexo é uma locução adverbial e, por sua natureza adverbial, nunca sofre variação, ou seja, fica sempre em anexo. Exemplos:
- Enviamos em anexo os ofícios.
- Seguem em anexo as correspondências.
- A carta segue em anexo.
- O documento segue em anexo.
Professor,
ResponderExcluirAmbas as formas estão adequadas ao português formal!?
Mais uma dúvida: Uma questão pede para analisar o pronome oblíquo "me" do seguinte trecho do conto "O espelho" de M.A. (à propósito,conto muito bom): "0 próprio vidro parecia conjurado com o resto do universo; não ME estampou a figura nítida e inteira, mas vaga, esfumada, difusa, sombra de sombra".
Daí fazem algumas afirmações, dentre elas a seguinte: "o pronome oblíquo do trecho excerce função sintática de adjunto adnominal de FIGURA e tem sentido de posse"
Está correto?
Um grande abraço e obrigada pelo blog que nos salva nos momentos de dúvidas.
Karoline, as duas formas são adequadas ao português formal.
ResponderExcluirEm relação a sua segunda dúvida, dizer que a função sintática do "me", nesse trecho, é de adjunto adnominal me parece um equívoco, pois, para isso, ele teria de ser permutado por um pronome possessivo, o que não é o caso: "[...] não estampou [a minha] figura nítida e inteira [...]".
O verbo estampar, no sentido em que foi empregado, conforme registra o "Dicionário prático de regência verbal", de Celso Pedro Luft, Editora Ática, 1987, p. 279-280, é transitivo direto pronominal indireto: "[...] estampar-se em... Mostrar(-se; patentear(-se); retratar(-se) [...]".
Embora não seja usual classificar sintaticamente os pronomes dos verbos pronominais, na frase de Machado de Assis o pronome "me" é objeto direto.
Abraço e obrigado!
Obrigada professor!
ResponderExcluirMahatan
ResponderExcluir