quinta-feira, 1 de abril de 2010

Este, esse, aquele e variações: quando empregá-los?


Usamos esses pronomes em três situações principais: para situar as pessoas ou objetos no espaço, no tempo ou no discurso.

No espaço: em referência ao que está perto da pessoa que fala (eu/nós). Ex.:

(i) Este jornal que tenho nas mãos é o Jornal do Brasil.
(ii) Esta camisa que estou vestindo foi presente da atriz Cláudia Raia.
(iii) Isto que comprei foi pago à vista.

Em referência ao lugar onde o falante (eu/nós) está ou àquilo que o abrange fisicamente. Ex.:

(i) Este apartamento onde moro fica em Belo Horizonte.
(ii) Depois de mais um massacre de trabalhadores sem-terra, só posso dizer como o cantor Renato Russo: “Que país é este?”.

Esse, essa, isso serão empregados em referência ao que está perto da pessoa com quem se fala (tu/você/vós/vocês). Ex.:

(i) Essa camisa que você vestiu é do Atlético Mineiro?
(ii) Essa cidade onde você mora, leitor, fica a quantos quilômetros de Belo Horizonte?

Ainda para apontar as pessoas ou objetos no espaço, temos o pronome aquele, empregado em referência ao que está longe da primeira pessoa (eu/nós) e da segunda (tu/você/vós/vocês), mas perto da terceira (ele/ela/eles/elas). Imagine uma situação em que eu (1ª. pessoa) e você (2ª. pessoa) estamos conversando sobre uma terceira (ele), o cronista Luís Fernando Veríssimo. De repente ele passa perto de nós, e eu me dirijo a você:
- Olhe, aquele ali é o Veríssimo, autor de O analista de Bagé.

Em referência ao tempo, este, esta, isto indicam o tempo presente; esse, essa, isso, passado próximo; e aquele, aquela, aquilo, passado distante. Ex.:

(i) Nesta semana vou ao cinema.
(ii) Nessa semana que passou, não assisti a nenhum filme.
(iii) Naquela semana do feriado, fomos ao cinema em quase todos os dias.

Finalmente, no discurso, usaremos os pronomes este, esta, isto para nos referirmos ao que vai ser citado à frente no texto; esse, essa, isso, ao que já foi mencionado antes; e aquele, aquela, aquilo, para uma situação em que nos referimos a dois seres ou objetos, para o primeiro dos quais – o mais distante – empregaremos aquele; para o segundo, este. Ex.:


(i) Este é um dos pensamentos mais belos de Cristo: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 39).
(ii) Esse pensamento, se fosse seguido na prática, talvez ajudasse a diminuir a fome, a miséria e as desigualdades socioeconômicas, presentes no nosso mundo dito civilizado.
(iii) No Natal, comprei dois livros de Erich Fromm: O medo da liberdade e A arte de amar. Este dei de presente à minha namorada; aquele, ao meu amigo.

6 comentários:

  1. Wagner, que ótimo, estas informações são valiosas. Não aprendi desta forma na escola. Desta vez, eu realmente aprendi, graças a essas informações. Aquelas, ensinadas na escola não me foram suficientes. Será que aprendi mesmo?
    E as vírgulas?

    Parabéns pelo blog.
    Abraço,
    Aline Lopes (Letras Uni-BH)

    ResponderExcluir
  2. Valeu fessor, você brilhou na dica!!
    =]

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela participação! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Aline, muito obrigado pelos elogios! Espero que o curso sobre a vírgula, ministrado no UNIBH, tenha a ajudado um pouco... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. SOU DE ITAPETININGA SAO PAULO
    POR FAVOR SE O SR. PUDER ME MANDAR O LINK PARA COMPRA DO LIVRO DE SUA AUTORIA Tira-dúvidas de Português: com informações sobre a nova ortografia
    e também sugestões de leitura no mesmo tema, 'lingua portuguesa'
    quero melhorar minha escrita discurso e leitura
    FICARIA MUITO GRATO PELO FAVOR


    SILVIO
    ITAPETININGA SP
    EMAIL: changeyourmind01@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Silvio:

      Meu livro pode ser adquirido neste endereço: http: www.livrariadopsicologo.com.br.

      Se seu objetivo é aperfeiçoar sua escrita, sugiro-lhe o estudo da obra clássica "Comunicação em prosa moderna", de Othon Moacir Garcia.

      Além dessa obra, é importante que você leia os clássicos da língua portuguesa, como Machado de Assis, Graciliano Ramos,
      Carlos Drummond de Andrade, entre outros. Escolha os autores de sua preferência, mas é importante que escolha os melhores.

      Finalmente, procure escrever diariamente. Não adianta querer aperfeiçoar a escrita sem praticá-la.

      Espero que estas "dicas" possam tê-lo ajudado.

      Cordial abraço,

      Excluir