sábado, 24 de julho de 2010

Questão da FUMARC/2000

A questão abaixo trata do emprego de formas de tratamento usadas na correspondência oficial. Em seguida, farei meu comentário.
 
QUESTÃO 14

Tendo em conta a adequação das formas de tratamento ao destinatário, na correspondência oficial, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Para delegados de polícia: V. Sa.
b) Para juízes e desembargadores: V. MM.
c) Para deputados e prefeitos: Vossa Excelência
d) Para o Presidente da República: Vossa Excelência".

A opção incorreta é a letra "b", pois a forma de tratamento adequada a juízes e desembargadores é Vossa Excelência, cuja abreviatura é V. Exª. 





4 comentários:

  1. Fala professor!!

    Dúvidas da galera:
    "Professor, fiquei muito em dúvida sobre essas questões:

    A frase é a seguinte: Você só precisa comprar a pipoca. O DVD é grátis. A questão pede para escolher o conectivo mais adequado. Dentre outras opções tinham as seguintes:
    a) Você só precisa comprar o DVD e a pipoca é grátis.
    b)Você só precisa comprar o DVD inclusive a pipoca é grátis.

    Colocaria a letra "b", mas não sei explicar por que a letra "a" estaria errada.


    A outra questão é a seguinte:
    04 ''Se você tem mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. Isso pode ser estúpido e autoritário, mas é a lei.'' Sobre esse fragmento, não se pode concluir que:

    A) O fato de se ter mais de 18 anos é uma obrigação imposta que não condiz com uma vida democrática que julgamos viver.
    B) A palavra destacada produz uma relação de oposição ao que se afirma anteriormente: obrigação de votar é estúpida e autoritária.
    C) Se trocássemos a conjunção condicional se, no inicio do texto, por outra condicional a menos que, o sentido original do texto seria mantido.
    D) Isso, no segundo período é um termo anafórico, retomando a idéia anterior que fala sobre o ter de votar nas próximas eleições. "

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro Tinhu:

    Repare no enunciado citado por você: "A questão pede para escolher o conectivo mais adequado". Se é para escolher "o mais adequado", isso significa que os dois são adequados, concorda?

    Para saber que construção seria mais adequada, a questão deveria apresentar mais informações ao candidato, por exemplo: essa frase seria veiculada em que gênero textual, para qual público-alvo, com que finalidade comunicativa? Sem essas informações fica impossível formular uma resposta precisa.

    Sobre a outra questão, qual a palavra destacada no enunciado? As letras A, C e D estão corretas, portanto, a B está errada.

    ResponderExcluir
  3. Professor,

    A palavra grifada do exercício acima é 'MAS'. Só que ainda estou em dúvida. Olha a alternativa '
    c) Se trocássemos a conjunção condicional se, no inicio do texto, por outra condicional a menos que, o sentido original do texto seria mantido."
    A frase iria fica estranha:"A menos você tenha mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições. Isso pode ser estúpido e autoritário, mas é a lei." Eu fiquei em dúvia porque ambos os conectivos - 'se' e 'a menos que' são condicionais não é?!

    Um abraço e obrigada!

    Karol.

    ResponderExcluir
  4. Karol:

    Fico feliz com sua participação no blogue. Volte sempre!

    A locução "a menos que" é condicional e, portanto, tem o mesmo valor semântico do "se". A frase ficaria assim: "A menos que você tenha mais de 18 anos, vai ter de votar nas próximas eleições".

    Guardadas as devidas proporções, seria o mesmo se substituíssemos o "mas" pelo "porém" nesta frase: O Atlético Mineira jogou bem, mas perdeu a partida.

    Abraço,

    Wagner.

    ResponderExcluir